quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Resenha - A Caminho de Jerusalém - Jan Guillou

Título: A Caminho de Jerusalém
Série: As Cruzadas
Autor: Jan Guillou(sueco)
Editora: Bertrand Brasil
Tradução: Jaime Bernardes
Páginas: 413




O livro conta a história do jovem Arn, nascido na Suécia em 1150.Ainda jovem é mandado para o mosteiro de Varnhem, onde além dos ensinamentos monásticos, aprende a manejar arco-e-flecha e a esgimir. Aos 17 anos, saí do mosteiro para viver um pouco do "mundo exterior" na Gotaland Ocidental. Lá ele conhece conhece o amor, que é despertado por duas jovens. Mas há um problema, elas são irmãs. E isro é um dos maiores crimes nesta região. Como absolvição dos seus pecados o jovem Arn, terá que se dirigir à Terra Santa, para combater como um Templário nas cruzadas.

Minha Opnião

A história da série em si, é muito boa, mas são fatos que seriam melhor retratados em apenas um livro. O que não gostei muito foi a ausencia de um conflito não tão desenvolvido e aparente, apenas sendo revelado no final do livro. Talvez isso é típico da literatura sueca, como não conheço muito desta, descrevo aqui o que achei que complica a leitura.
Os fatos acontecem muito rapidamente, sem muita explicação e ação como estamos(pelo menos eu) acostumados. Algumas passagem são exceções. Como por exemplo a da assembleia de Axevalla, em que o autor narra em detalhes um duelo de espadas.
Uma coisa que dificulta um pouco - não muito - é que a maior parte do livro é escrito em discurso indireto(sem dialógos). Mas o interessante do livro é que ele mostra como viviam as pessoas no século XII, como era a sociedade, a igeja, a família, etc...
Até a página 160 aproximadamente a leitura é um pouco cansativa, mas a partir daí você começa a se interessar mais, e quando Arn volta para o casa do pai você torce para que ele tenha o prestígio que merece e o amor que sinha em ter.

Nota:
7

Nenhum comentário:

Postar um comentário